João Viudes Carrasco primeiramente elegeu-se Vereador em 1976 (pelo então MDB), e após o mandato de 6 anos, candidatou-se pela primeira vez a Prefeito de Itanhaém, em 1982 (PMDB), tendo como Vice Walter Simões, alcançando o segundo lugar numa campanha jovem e empolgante, ficando atrás apenas de Edson Baptista de Andrade, então eleito prefeito por uma sub-legenda do PMDB. Os outros adversários naquele pleito foram os candidatos a prefeito pelas sub-legendas do PDS: o ex-Prefeito Bifulco, Jaime de Castro e Carlos Alberto Bello. Na disputa para o legislativo, destacou-se a projeção de seu irmão Jaime Viudes Carrasco, eleito Vereador com expressiva votação.
Na eleição seguinte, em 1988, enquanto João Carrasco exercia funções públicas junto ao Governo do Estado de São Paulo e na Baixada Santista, foi a vez de seu irmão, o vereador Jaime Carrasco, disputar a eleição para prefeito, logrando-se vitorioso contra João Molina Cervantes, principal concorrente no pleito. Jaime governou o município de 1989 a 1992.
Já em 1996, o PMDB novamente indicou João Carrasco para a nova corrida ao paço municipal, desta vez se elegendo prefeito de Itanhaém com 66% dos votos válidos, pela coligação “Itanhaém Melhor”, com um amplo arco de lideranças de centro-esquerda numa forte campanha, tendo como Vice João Molina Cervantes. Seu principal adversário foi o ex prefeito e candidato Miguel Simões Dias, então apoiado pelo prefeito em exercício Edson Baptista de Andrade.
João Viudes Carrasco foi prefeito de Itanhaém de 1997 a 2000, optando por não disputar a reeleição. Deixou como forte marca os investimentos e avanços sociais na Educação, dobrando o número de salas de aula e ampliando o acesso das crianças a uma educação de qualidade. Na Saúde, implantou o Programa de Saúde da Família, dando capilaridade aos serviços de atenção primária à saúde. No saneamento básico, ampliou a rede de água e esgoto, ocasião em que foi construída a primeira estação de tratamento de esgoto do município. Na infra estrutura ainda se destacam grandes avenidas, como a entrada nova da cidade, Avenida Jaime de Castro, a estrada Gentil Perez, a grande ciclovia da Avenida Batista Campos, a urbanização e requalificação da orla do Cibratel (Av. Mario Covas), Av. Albert Sabin (Telégrafo), Av. Clara Martins Zwarg e tantas outras. Também foi um mandato marcado pelos grandes investimentos no Aeroporto de Itanhaém, que passou a ter uma pista equiparada a grandes aeroportos, como o Santos Dumont no Rio de Janeiro. Assinou o Decreto de Lei de Proteção Ambiental Amazônia Paulista, adquiriu o prédio e instalou o novo Paço Municipal e o da Câmara Municipal, reformou o prédio histórico da Casa de Câmara e Cadeia Velha, e transformou o antigo prédio da Prefeitura na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim, entre muitas outras obras. O governo João Carrasco também ficou reconhecido pela criação da Guarda Civil Municipal, pela valorização e investimentos na cultura local, no esporte e no turismo.